Óleo Essencial de Pindaíba (Frutos) 10,1ml - Laszlo


Óleo Essencial de Pindaíba (Frutos) 10,1ml - Laszlo

Descrição Geral

Óleo Essencial de Pindaíba (Frutos) 10,1ml - Laszlo 

A pindaíba (Xylopia brasiliensis) é uma árvore frutífera nativa do Brasil, com distribuição natural desde o sul do estado da Bahia até o estado do Rio Grande do Sul. É amiga íntima dos povos Guarani, e seus frutos avermelhados, além de serem utilizados em sua medicina tradicional, compõem as histórias de sua mitologia.
Representantes dessa etnia afirmam que o pássaro “guyraü”, uma ave de rapina de coloração escura, ao caçar, lança sobre as cobras das quais se alimenta galhos de pindaíba. Eles contam que o cheiro dos galhos atordoa a presa e facilita a tarefa predatória dessa ave.

Uma antiga tradição Guarani relata que folhas e galhos da árvore eram utilizados como amuleto. Aqueles que se aventuravam na selva, invocavam a proteção das aves “guyraü” para se protegerem de picadas de cobra.
Dos frutos da pindaíba é possível extrair um óleo essencial rico em mirceno, que consiste em um dos analgésicos mais potentes da aromaterapia. Em estudos, o mirceno apresentou ação analgésica similar à da aspirina, da dipirona e do paracetamol, sem, no entanto, apresentar a toxicidade dos fármacos. O mirceno também agrega a esse óleo atividades ansiolíticas e calmantes, atuando no equilíbrio e na harmonização dos hemisférios cerebrais.
Estudos demonstram que macerações e infusões da casca das frutas e do tronco de pindaíba possuem efeitos antimaláricos. As folhas são ricas em sesquiterpenos que apresentaram, também em estudos, atividade antifúngica contra o Cladosporium cladosporioides, um dos fungos mais comuns no ar externo, onde seus esporos são importantes causadores da doença alérgica sazonal.

No campo emocional ele funciona como ansiolítico, calmante, harmonizador dos hemisférios cerebrais, estresse, tensão e fadiga. 

Benefícios: 

  • Poderoso analgésico.
  • Antimicrobiano.
  • Antimalárico.
  • Indicado para dores agudas e crônicas, torções, cefaleias, enxaquecas, fibromialgia, dores reumáticas e artríticas.

Processo de extração: á vapor dos frutos.
Parte da planta: frutos.
Descrição olfativa: 
Precauções: Não se conhece nenhuma contraindicação para uso externo.

Modo de usar:

Adicione 10 a 15 gotas de óleo essencial no Aromatizador. Para massagens, diluir em creme neutro ou óleo vegetal (não é recomendada a utilização de óleos essenciais diretamente na pele, podendo causar reações alérgicas). Também pode ser usado em banhos, argilas, compressas e escalda-pés. Somente ingerir mediante a indicação do seu aromaterapeuta.

Comentários

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Detalhes

Marca: Laszlo Referência: 1165